domingo, 9 de outubro de 2011

Colégio Júlio Szymanski discute Diversidade Sexual - Área Metropolitana Sul - Curitiba - Pr.

O Transgrupo Marcela Prado com a representação da Carla Amaral participou do processo de formação continuada da Equipe Multidisciplinar de Colégio em Araucária:
A Equipe Multidisciplinar do C.E. Prof. Júlio Szymanski, em Araucária, realizou uma discussão com professores, funcionários e representantes do Grêmio Estudantil sobre Diversidade Sexual. Essa temática apresentou-se como um desafio assumido pela equipe em sua formação continuada, necessitando de um olhar diferenciado por todo colégio, com o objetivo de assegurar a todos os alunos o direito a permanecer em sala de aula, independente do gênero, etnia, credo religioso ou origem regional.
No dia 20/09 pela manhã tivemos a valiosa contribuição da psicóloga Karlesy Stamm, que desenvolve um trabalho junto à Aliança Paranaense pela Cidadania. No dia 27/09 à tarde, nossa convidada foi a Profª Dra. Araci Asinelli da Luz, que desenvolve diferentes atividades com sujeitos em situação de risco. À noite do dia 27/09 contamos com a participação da Carla Amaral, diretora-presidente do Transgrupo Marcela Prado, associação de travestis e transexuais de Curitiba, que atua na promoção e defesa dos direitos humanos de pessoas trans e na afirmação da identidade de gênero.
Foi de grande valia à comunidade Szymanski as três palestras, porque esclareceram dúvidas pertinentes a esse tema, haja vista que o mesmo faz parte da nossa prática cotidiana, nos orientando nesse trabalho. Vale ressaltar que desde o momento em que recebemos um pedido para o uso do nome social, surgiram dúvidas e curiosidades sobre o tratamento individual, a questão legal, enfim que procedimentos deveríamos seguir para que não houvesse nenhum prejuízo de cunho pedagógico para o discente. Proporcionar a reflexão em nosso Colégio foi um marco em nossa história, porém ainda há muito o que fazer.

Ped. Roseane de Araújo Silva e Profª Maria de Lourdes Petruy

Nenhum comentário:

Postar um comentário