segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Homem com J maiúsculo Em 1977, Joana Nery virou João, tornando-se o primeiro transexual masculino do Brasil

Em 1977, Joana Nery virou João, tornando-se o primeiro transexual masculino (ou transhomem) a se ter notícia no Brasil. A história foi contada em seus pormenores na matéria “Corpo estranho”, publicada na Trip #184, em dezembro de 2009. Dois anos depois, João tem algumas novidades – umas boas, outras nem tanto.
A boa: sai agora, em outubro, seu segundo livro, Viagem Solitária (ed. Leya), que reconta e atualiza o relato de Erro de pessoa (ed. Record). Na capa do livro e aqui, João sai definitivamente do armário e resolve mostrar seu rosto pela primeira vez. “Os tempos hoje são outros. Quem não se assume como é não tem crédito. Não sou criminoso, ninguém pode fazer nada contra mim”, ele acredita.
 Fotos arquivo pessoal
A má notícia é que a vida de um transexual aos 61 anos não é nada fácil. Cobaia da medicina, hoje ele paga o preço de dezenas de tratamentos experimentais a que teve que se sujeitar. Carrega duas próteses no quadril, operou a coluna mais de uma vez e, em setembro último, sofreu um infarto. “Mas eu estou aí, seguindo em frente. Só lamento não poder mais dançar, minha grande paixão.”
Vai lá: Viagem Solitária, João W. Nery
Nº de página: 344
Preço: R$ 44,90 Link:http://geral.leya.com.br/catalogo/detalhes_produto.php?id=54164 

Nenhum comentário:

Postar um comentário