domingo, 31 de julho de 2011

Transgrupo Marcela Prado - Associação de Travestis e Transexuais de Curitiba - Paraná.


O TMP - Transgrupo Marcela Prado, constituído em 16 de Outubro de 2004, é uma ONG, sem fins econômicos com sede no município de Curitiba, Estado do Paraná. Em homenagem a grande pessoa Trans, lutadora pelos direitos humanos das travestis e transexuais, falecida em 2004, MARCELA PRADO. 

O Transgrupo Marcela Prado por finalidade promover a cidadania, a saúde, educação, segurança pública, cultura, a promoção e defesa dos direitos humanos e a afirmação da identidade de gênero das (dos) travestis e transexuais.

O TMP realiza regularmente atividades voltadas para a prevenção de HIV/AIDS – Hepatites Virais e outras DST, essas atividades são feitas com abordagens semanais e atendem as Travestis e Transexuais profissionais do sexo que trabalham em toda Curitiba. Com essa atividade, é garantida a inserção social, a cidadania a prevenção e a promoção da saúde das pessoas Trans.

Outras inúmeras atividades voltadas para a inserção social, promoção dos direitos e deveres e exercício da cidadania das pessoas Trans são realizadas pelo TMP. Entre essas atividades , reuniões são feitas conforme demanda com Travestis e Transexuais para debater e compreender, além de esclarecer, instruir e socializar experiências sobre o processo de construção e afirmação da Identidade de gênero das (os) Travestis e Transexuais. Entre essas atividades realizadas, damos grande destaque também para o dia da Visibilidade Trans, os congressos regionais e nacionais de Travestis e Transexuais e também o Miss Curitiba Trans, além de palestras, seminários, oficinas, workshops .
Atualmente o TMP possui um projeto chamado “Geração Trans”, que tem como instrumento um DVD de mesmo nome, que promove workshops direcionados para profissionais de diversas áreas (professores, profissionais da saúde, área jurídica, acadêmicos) Travestis e Transexuais além de todas as pessoas dos mais diversos seguimentos da sociedade. Também possui um projeto chamado “Trans News” onde coloca em circulação um jornal mensal que leva o mesmo nome do projeto, com assuntos específicos e direcionados para a população de Travestis e Transexuais. Ambos os projetos possuem parceria e são financiados pela SESA (Secretaria Estadual de Saúde – PR – Divisão de DST/AIDS e Hepatites Virais).

O dia da visibilidade Trans desde 2007 é comemorado no dia 29 de janeiro, onde ONG’s do Brasil inteiro no seguimento de Travestis e Transexuais preparam eventos públicos, onde estes tem o objetivo de promover o exercício da cidadania das Pessoas Trans, bem como ações que visam combater o preconceito, a transfobia, a discriminação e as diversas formas de agressão que as (os) Travestis e Transexuais sofrem cotidianamente na sociedade. O TMP comemora esse dia com uma tenda na região central de Curitiba, distribuindo preservativos, material informativo sobre prevenção, e a cada ano é escolhido um tema a ser abordado no evento. No último realizado em 2011 houve uma caminhada com o objetivo de lutar contra a violência, principalmente agressões e assassinatos, sofridos pelas pessoas Trans

Os congressos de Travestis e Transexuais acontecem em duas esferas: regional e nacional. O TMP desde 2005 participa desses encontros onde são discutidas ações de prevenção, inserção social, exercício dos deveres e direitos, cidadania, saúde, educação, segurança entre outros temas relacionados ao cotidiano das pessoas Trans. Os encontros que o TMP possui presença e contribuição garantidas são o Encontro Regional Sul de Travestis e Transexuais e o ENTLAIDS (Encontro Nacional de Travestis e Transexuais), que ocorrem anualmente.

O concurso Miss Curitiba Trans foi idealizado por Carla Amaral (diretora – presidente do Transgrupo), e é realizado pelo TMP anualmente. Agora em 2011 realizaremos a VI edição do concurso, que tem por missão inserir socialmente as Travestis e Transexuais, trabalhando as questões de autoestima, visibilidade, comprometimento social, onde esse concurso não tem como principal objetivo eleger somente a beleza, mas sim a diversidade e construção da identidade da pessoa Trans, e também que as Travestis e Transexuais podem ocupar qualquer espaço da sociedade.
 
                                            Josiane, André, Carla, Lara e Sabrina
O TMP é composto pelas seguintes pessoas e atribuições:
Diretora Presidente: Carla Amaral
Diretora Executiva: Josiane Bougers 
Diretora de Interação com a Comunidade: Lara Moura
Conselho Fiscal:
André Errera Roca
Cacau Fontes
Sabrina Mab Taborda

Um comentário:

  1. Este é um breve histórico do TMP.
    Aqui neste blog serão postadas todas as atividades desenvolvidas pelo Transgrupo, bem como eventos, seminários, palestras, projetos, fotos, vídeos e muito mais.

    ResponderExcluir