segunda-feira, 8 de agosto de 2011

II Workshop "Geração Trans"

A Segunda edição do "WorkShop Geração Trans" aconteceu no último sábado, dia 08 de agosto de 2011, no Hotel Caravelle em Curitiba, é uma realização do Transgrupo Marcela Prado em convênio com a SESA (Secretaria Estadual de Saúde - Departamento de HIV/AIDS e Hepatites Virais). Onde no início a Carla Amaral (Diretora/Presidente do Transgrupo Marcela Prado) ; A Rafaelly Wiest (Presidente do Grupo Dignidade) e a Alessandra Costa (representante da SESA), fizeram considerações e explicaram a importância do evento para a inserção social das pessoas Trans. O Workshop também contou com a presença do Toni Reis (Presidente da ABGLT), também do prof. Silvio Filho que apresentou o projeto "ENGLISH FOR FREEDOM", onde será ministrado um curso gratuíto de inglês, realização do Transgrupo Marcela Prado.
No decorrer do Workshop foram apresentados três vídeos, um abordando a  Transexualidade na Infância, outro sobre a construção da Identidade de Gênero de Transexuais Masculinos e ainda um terceiro que dá nome ao projeto "Geração Trans", que relata a construção da Identidade de Gênero e todo o processo de inserção social, saúde e educação das Transexuais Andreia Lais Cantelli e Sabrina Mab Taborda e da Travesti Bárbara Bueno.
O II Workshop Geração Trans teve a ilustre presença da Elizabeth Zambrano, médica, mestre e doutora em Antropologia Social - UFRGS, ela abordou questões clínicas, bem como questões relacionadas a inserção social, educação e trabalho, além da construção da Identidade de Gênero das pessoas Travestis e Transexuais. Também contou com a presença da psicóloga Karlesy Stamm, que relatou sua experiência ambulatorial, clínica e de atendimento com as pessoas Trans, bem como sua trajetória no Transgrupo Marcela Prado. A Atriz, dramaturga e diretora de teatro Leonarda Glück fez uma leitura dramática, apresentando um texto de sua autoria intitulado Gênero e Sexo.
Aproximadamente 60 pessoas participaram do II WorkShop e de acordo com os mais diversos relatos, o evento teve uma grande importância social, educacional e clínica, pois abortou questões de grande importância para a população de Travestis e Transexuais, promovendo assim, a cada encontro cada vez mais a integridade das pessoas trans na sociedade.







Ainda em 2011 acontecerá mais um Workshop "GERAÇÃO TRANS" informações serão divugadas assim que o cronograma do próximo evento fique pronto.




4 comentários:

  1. Parabéns! Evento sério, de grande importância, didático e esclarecedor. A escolha dos profissionais foi excelente. Foi mais que uma aula... trouxe aprendizados que me serão muito úteis na minha prática docente. Agradeço o convite, espero poder participar do próximo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Eliana, para nós também é de grande importância o reconhecimento do nosso trabalho por pessoas especiais como você. Claro que irá poder participar do próximo, e de outras ações do Transgrupo também.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. As explicações teóricas e médicas são interessantes, mas o ponto alto do evento são os depoimentos - eles nos emocionam. Parabéns a todas vcs pela coragem e sinceridade!

    ResponderExcluir