sábado, 27 de outubro de 2012

Criação de ambulatório para Travestis e Transexuais no Paraná


A unidade deverá prestar serviços de atendimento integral ao paciente, levando em consideração as doenças e particularidades que mais atingem estes pacientes

A Secretaria de Estado da Saúde estuda a criação de um centro de referência ambulatorial para o atendimento do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), principalmente para transexuais e travestis, no Paraná. A unidade deverá prestar atendimento integral ao paciente, levando em consideração as doenças e particularidades que mais atingem este tipo de público.

De acordo com o secretário estadual da saúde, Michele Caputo Neto, a secretaria vai abrir um grupo de trabalho para realizar uma proposta inicial. “Sabemos que a assistência a essa população ainda carece de atenção e investimento”, explicou o secretário em nota divulgada pela Agência Estadual de Notícias. O governo do estado informou que vai estudar uma maneira de capacitar profissionais de saúde dos municípios para prestar assistência correta ao público LGBT nas unidades de saúde.

A Secretaria e representantes de diversas entidades da comunidade LGBT também discutiram sobre o credenciamento de um serviço paranaense para a realização de cirurgias de mudança de sexo. Atualmente, as pessoas que têm interesse no procedimento iniciam o tratamento em um posto de saúde na cidade dela, porém a cirurgia é realizada em estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Segundo a presidente do Transgrupo Marcela Prado, Carla Amaral, o acesso a esse tipo de cirurgia é dificultado, mesmo com os custos da viagem sendo pagos pelo estado. Representantes municipais, estaduais e federais, assim como entidades representativas da comunidade LGBT, devem se reunir em novembro para discutir sobre o credenciamento.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário